sábado, 12 de setembro de 2009

Gays e o evangelho: Como a igreja vê esta união?

Pela bíblia, o homem foi feito para a mulher e vice-versa. A prática da homossexualidade é claramente contrária a Palavra de Deus. Neste sentido como a igreja evangélica deve lidar com os gays que procuram os templos? Para discutir este tema tão polêmico, entrevistamos o Reverendo Marcos Amaral da Igreja Presbiteriana de Jacarepaguá.

Portal Melodia - Como a igreja deve lidar com o aumento das comunidades gays sem discriminação e sem esquecer a misericórdia?

Reverendo Marcos - Não há como considerar este tema sem se considerar o que circunscreve este tema que é a evolução do pensamento e da sociedade, onde culmina na questão do direito individual, o que a filosofia chama da busca do Eu puro. O sujeito sem nenhum tipo de opressão ou limitação externa. Fruto da modernidade ou se preferirem da pós-modernidade, o homem vai buscar sem medidas a realização do seu prazer. Se antes quem definia o conceito de ética era o social, hoje o prazer e a qualidade de vida quem aponta é o sujeito. Então começamos a perceber o fenômeno do surgimento da comunidade gay como um todo. Não há como a igreja fugir deste assunto. A presença homossexual na igreja infelizmente ou felizmente é uma realidade. Quanto a usar de misericórdia não há como lidar com os gays sem o exercício da misericórdia, o que não quer dizer concordância, porque afinal ele é um sujeito, ele é Adão. Deus ama Adão, produto do seu próprio trabalho e afeto como qualquer outra pessoa deve ser objeto do amor de Deus também do gay.

O que não podemos concordar é com a prática e exercício da homossexualidade, esta sim é contrária claramente na Palavra de Deus e não há como ser humanista neste momento concordando com a prática da homossexualidade, porque o homem e a mulher sãos feitos pelo Senhor. Por isto é bom deixar claro, é preciso sim exercitar a misericórdia porque o gay é uma pessoa de caráter, justa, que paga seus impostos e é um cidadão. Então este homem ou esta mulher devem ser objetos do amor da comunidade, do amor da igreja e do evangelho. Entretanto não há como concordar, porque estaríamos concordando com uma prática pecaminosa e estaríamos injuriando o próprio Deus. Portal Melodia - Qual a posição da própria igreja em relação aos gays, qual é o tipo de aconselhamento? Reverendo Marcos - Seguramente a igreja não está preparada para este tema, nem para outros temas tão palpitantes como este. O posicionamento da igreja seria abrir um tratamento incluso a esta pessoa, o que certamente não será fácil.

A igreja já tem grande problema em lidar com o membro que fuma, que é uma atitude com conseqüências muito mínimas, o que dirá com conseqüências ecológicas. Eu digo ecológicas, porque mexe com a questão moral, fisiológica, com o equilíbrio da família e da própria preservação da raça. Imagina se todos se tornassem gays, certamente a humanidade iria se extinguir. Mexe com o chamamento divino de Crescei e Multiplicai-vos. Agora nada disto justifica o “dar as costas” ou fechar os olhos. Então é preciso sim ter uma atuação pastoral, inclusiva e efetiva.

Portal Melodia – O que senhor pensa das igrejas feitas para gays?

Reverendo Marcos - Estas comunidades são sintomáticas na medida em que os gays têm uma atividade espiritual e religiosa e não encontram na comunidade heterossexual espaço e acolhimento, e sim discriminação e rejeição. Se eu fosse gay, certamente procuraria meus pares para comungar de temas e questões que eu preciso. O surgimento da comunidade gay não é uma agressão a comunidade heterossexual, é um sintoma sociológico: buscar um lugar de paz para poder ali exercitar as confissões e crenças. O que precisamos sim é criar espaços e discutir este tema dentro da comunidade heterossexual, porque não há como fugirmos disto. Este é um tema que a comunidade gay inseriu na agenda da sociedade. A homossexualidade é uma realidade diante da qual a igreja que fugir só estará adiando e aumentando o problema e a complexidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Os que servem um São os que não invejam, os que não inflamam, os que não conspiram, os que sublevam não, os que desalentam não, os que não emudecem, OS QUE NÃO acobardam se, mas resistem, mas ensinam, mas esforçam, mas pacificam, mas discutem, mas praticam a justiça, a admiração, o entusiasmo.

Mensageiro da Cruz

Mensageiro da Cruz!

Mensageiro da Cruz!

Powered By Blogger

Geraldo Santos

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Da água e do Espirito e nascer de novo!

Da água e do Espirito e nascer de novo!

Mensagem da Cruz


Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a
tua casa". (At 16:31),No conselho da vontade de
Deus,a cruz ocupa o centro.Isto porque somente
por meio da cruz pode realizar-se o proposito
eterno de Deus referente a seu Filho e à
igreja."porque decidi nada saber entre vós,senão
a Jesus Cristo,e este crusificado",declartou o
apóstolo Paulo(1 aos Coríntios 2.2).Cristo veio a
nós pelo o caminho da cruz e somente desda
forma o conhecemos.A menos que aceitamos a
cruz objetivamente,a obra consumada por Cristo
no Calvário e subjetivamente,a operação do
Espírito Santo em nós,não temos mensagem para
entregar ao mundo e não somos dignos de ser
seus mensageiros. Para que Cristo seja tudo em todos,o unico meio
eficaz é a cruz.Como necessitamos,pois,de fazer
a oração:"Sonda-me,ó Deus,e conhece o meu
coração:prova-me e conhece o meus
pensamentos"(salmo 139.23),para que mediante a
resposta de Deusa tal oração sincera posamos ter
um conhecimento verdadeiro de nós
mesmos!Ora,tal resposta poderá significar termos
de expermentar a divisão do espírito e da
alma,pois a raiz de todos os pecados é a vida
decaída do homem.Depois de lidamos com o
ego,então podemos ser verdadeiros
MENSAGEIROS DA CRUZ.
Que Deus levante muitos MENSAGEIROS DA
CRUZ,nos dias de hoje.

Dc. Geraldo Santos!
Mensageiro da Cruz..
Powered By Blogger

Mensageiro da Cruz

Mensageiro da Cruz

Minha foto
Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa". (At 16:31),No conselho da vontade de Deus,a cruz ocupa o centro.Isto porque somente por meio da cruz pode realizar-se o proposito eterno de Deus referente a seu Filho e à igreja."porque decidi nada saber entre vós,senão a Jesus Cristo,e este crusificado",declartou o apóstolo Paulo(1 aos Coríntios 2.2).Cristo veio a nós pelo o caminho da cruz e somente desda forma o conhecemos.A menos que aceitamos a cruz objetivamente,a obra consumada por Cristo no Calvário e subjetivamente,a operação do Espírito Santo em nós,não temos mensagem para entregar ao mundo e não somos dignos de ser seus mensageiros. Para que Cristo seja tudo em todos,o unico meio eficaz é a cruz.Como necessitamos,pois,de fazer a oração:"Sonda-me,ó Deus,e conhece o meu coraão:prova-me e conhece o meus pensamentos"(salmo 139.23),para que mediante a resposta de Deusa tal oração sincera posamos ter um conhecimento verdadeiro de nós mesmos!Ora,tal resposta poderá significar termos de expermentar a divisão do espírito e da alma,pois a raiz de todos os pecados é a vida decaída do homem.