sábado, 12 de setembro de 2009

Polêmica entre evangélicos: G12, Estratégia ou seita?

Entre evangélicos existem cada vez mais denominações e doutrinas, muitas que geram polêmicas. Uma das doutrinas mais polêmicas é o G12, por ser um movimento baseado em numerologia bíblica. O Pastor Pedrão da Comunidade Batista do Rio na Barra da Tijuca explica ao Portal Melodia a metodologia deste grupo e os seus pontos positivos e negativos.

Portal Melodia – O que é o G 12?

Pastor Pedrão – G12 é um movimento que começou na Colômbia com um pastor chamado Cesár Castellanos. Ele iniciou este projeto dizendo que Deus deu a visão para ele do 12. O 12 tem esta questão da numerologia na bíblia: Foram 12 tribos de Israel e foram 12 discípulos. Então ele começou a fazer desta questão do G12 a priori, as pessoas se reunirem em grupos pequenos com até no máximo 12 pessoas, transformando em uma célula multiplicadora: fazer de uma igreja macro, uma igreja micro. Então as pessoas se reuniam em 12 pessoas. Se você tivesse uma célula e de repente tinha 15 pessoas, então já era hora de dividir e multiplicar esta célula para ficarem só 12 em cada grupo. Faz parte também da filosofia do G 12 o Encontro com Deus, uma espécie de retiro, que a principio foi muito criticado.

Algumas pessoas diziam que faziam lavagem e processo de cura interior, outros falavam que se fazia processo de regressão até o útero materno, que é muito perigoso. Existe um caso de um pastor de uma grande igreja no Brasil que responde a um processo porque levou a pessoa em um processo de regressão e depois não conseguiu trazer ela de volta e a pessoa estacionou na fase infantil. Neste Encontro, o intuito é gerar um encontro com Deus, onde pegava um novo convertido e que era internalizado em retiro intenso e depois ele participaria de uma escola de lideres e nesta escola, ele ficava pronto a liderar uma célula.

Acontece que as coisas são muito rápidas. Acredito que o G 12 tem coisas muito boas, que podemos aprender e adaptar. O que dá certo na Colômbia necessariamente não dá certo no Brasil. O que dá certo no Sul no Brasil, de repente não dá certo no Rio de Janeiro. Eu só não gosto da limitação: só vai dar certo se forem 12. E daí se forem 9, 13 ou 14 pessoas? Eu acho que esta não deve ser a preocupação principal, mas existem estas questões onde há preocupação de crescimento, como se fosse um marketing de rede, onde é necessária a multiplicação. Existe uma cobrança muito grande, onde você precisa multiplicar sua célula rapidamente. Neste momento as pessoas humanizam muito, e o Espírito Santo acaba ficando fora deste processo.

Portal Melodia – Então o número 12 foi baseado na bíblia?

Pastor Pedrão – Sim o criador do G 12 pegou o número da bíblia, onde fala dos 12 discípulos e as 12 tribos de Israel. Mas ele poderia pegar o número 10, das 10 pragas do Egito, ou então 40 dos dias que Jesus foi tentado ou 33 que o tempo que Jesus viveu. Mas a decisão do número foi uma questão pessoal, de uma visão que este pastor adotou.

Portal Melodia – Quais seriam os elementos positivos do G 12?

Pastor Pedrão – Eu acho positivo o Encontro com Deus, é uma idéia boa. No inicio era radical, hoje é mais tranqüila. O Encontro foi muito polemizado pela questão de regressão, que é um ato psicológico e não espiritual. Mas o ponto positivo é passar dois ou três dias pensando somente em Deus e ouvindo palestras para mexer com sua vida. Todo retiro espiritual é bom por essência, porque você se retira de pensar em outras coisas, para pensar somente em Deus. Gosto da idéia, mas guardadas devidas proporções. Para eu fazer por exemplo na minha comunidade teria que fazer várias adaptações. – A questão dos grupos pequenos também é positiva, porque muitas vezes a igreja é grande e a pessoa não conhece ninguém e fica deslocado.

Portal Melodia – Quais são os elementos negativos do G 12?

Pastor Pedrão – São os exageros no Encontro com Deus, que eu não posso falar porque este evento é cheio de segredos que não podem ser revelados. O segundo ponto é a questão do número limitado especificado de 12 pessoas nos grupos. Outro problema é a pressão para a multiplicação. A impressão que tenho é que Deus fica fora e o homem age. Parece como você estivesse vendendo um produto de marketing de rede, onde é obrigado a expandir a rede. Isto me incomoda, eu acho que existem grupos pequenos da igreja para comunhão, busca de santidade e o grupo pequeno do G 12 é para evangelização, então você tem metas a serem cumpridas e pode ser chamado atenção se não conseguir alcançá-las. Isto é um pouco pesado, porque Deus é que dá o crescimento a igreja, na hora e forma que ele quer.

Portal Melodia – O G 12 é visto como uma seita?

Pastor Pedrão – Não, eu diria que é visto como modelo de estratégia de crescimento de igreja. Assim como você tem igreja com propósito, a rede ministerial, o desenvolvimento natural da igreja e o G 12. É uma formula apresentada às igrejas para implantar um método para a igreja crescer e explodir. Então tem que ver qual é o propósito do pastor, se ele quer a igreja cresce numericamente e em qualidade, quer que o Espírito Santo ordene o crescimento da igreja ou vai ser a implantação de uma tecnologia como se fosse uma franquia.

Portal Melodia – O Espírito Santo se perde nesta filosofia?

Pastor Pedrão – Dentro de muitas circunstâncias a coisa é humanizada. Acho que igreja quando você humaniza, foge um pouco. Afinal a igreja é de Jesus. Ele fala “minha igreja. Então nada de etapas, metas, manual...... Mas não é uma seita, é uma formula de crescimento de igreja que tem dado certo em várias igrejas.

Portal Melodia – A igreja que tem o G12 segue só a doutrina? Participantes do G12 congregam com outros membros?

Pastor Pedrão – Geralmente eles seguem a risca o padrão. Até se misturam. Existem tantos evangélicos e tantas nomenclaturas que já existe esta troca de experiências. Algumas pessoas pegam uns pontos bons do G12 , da igreja com propósito e trazem para a realidade pessoal. Eu sou contra um padrão, onde você diz que deve ser daquele jeito, porque deu certo com outras pessoas. Neste caso Deus está fora deste projeto.

Portal Melodia – Qual é o cuidado do novo convertido deve ter ao entrar em um grupo ou em uma igreja?

Pastor Pedrão – Ele tem que ser guiado pelo Espírito Santo de Deus. Ele tem que estar aberto. A bíblia diz assim: Examinai tudo e reténs o que é bom. Então tem que estar em lugar onde ele de sentir a presença de Deus, sinta-se a vontade na adoração e onde ele cresça espiritualmente. Se ele tiver sido atendido nestas áreas, ele estará no lugar certo. Agora se ele não sente a presença de Deus, se não consegue adorar a Ele, a palavra que é ministrada ao coração não faz diferença na vida dele e ele não sai dali sem querer ser transformado ou ser uma pessoa melhor, algo tem que ser revisto.

Um comentário:

. Os que servem um São os que não invejam, os que não inflamam, os que não conspiram, os que sublevam não, os que desalentam não, os que não emudecem, OS QUE NÃO acobardam se, mas resistem, mas ensinam, mas esforçam, mas pacificam, mas discutem, mas praticam a justiça, a admiração, o entusiasmo.

Mensageiro da Cruz

Mensageiro da Cruz!

Mensageiro da Cruz!

Powered By Blogger

Geraldo Santos

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Da água e do Espirito e nascer de novo!

Da água e do Espirito e nascer de novo!

Mensagem da Cruz


Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a
tua casa". (At 16:31),No conselho da vontade de
Deus,a cruz ocupa o centro.Isto porque somente
por meio da cruz pode realizar-se o proposito
eterno de Deus referente a seu Filho e à
igreja."porque decidi nada saber entre vós,senão
a Jesus Cristo,e este crusificado",declartou o
apóstolo Paulo(1 aos Coríntios 2.2).Cristo veio a
nós pelo o caminho da cruz e somente desda
forma o conhecemos.A menos que aceitamos a
cruz objetivamente,a obra consumada por Cristo
no Calvário e subjetivamente,a operação do
Espírito Santo em nós,não temos mensagem para
entregar ao mundo e não somos dignos de ser
seus mensageiros. Para que Cristo seja tudo em todos,o unico meio
eficaz é a cruz.Como necessitamos,pois,de fazer
a oração:"Sonda-me,ó Deus,e conhece o meu
coração:prova-me e conhece o meus
pensamentos"(salmo 139.23),para que mediante a
resposta de Deusa tal oração sincera posamos ter
um conhecimento verdadeiro de nós
mesmos!Ora,tal resposta poderá significar termos
de expermentar a divisão do espírito e da
alma,pois a raiz de todos os pecados é a vida
decaída do homem.Depois de lidamos com o
ego,então podemos ser verdadeiros
MENSAGEIROS DA CRUZ.
Que Deus levante muitos MENSAGEIROS DA
CRUZ,nos dias de hoje.

Dc. Geraldo Santos!
Mensageiro da Cruz..
Powered By Blogger

Mensageiro da Cruz

Mensageiro da Cruz

Minha foto
Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa". (At 16:31),No conselho da vontade de Deus,a cruz ocupa o centro.Isto porque somente por meio da cruz pode realizar-se o proposito eterno de Deus referente a seu Filho e à igreja."porque decidi nada saber entre vós,senão a Jesus Cristo,e este crusificado",declartou o apóstolo Paulo(1 aos Coríntios 2.2).Cristo veio a nós pelo o caminho da cruz e somente desda forma o conhecemos.A menos que aceitamos a cruz objetivamente,a obra consumada por Cristo no Calvário e subjetivamente,a operação do Espírito Santo em nós,não temos mensagem para entregar ao mundo e não somos dignos de ser seus mensageiros. Para que Cristo seja tudo em todos,o unico meio eficaz é a cruz.Como necessitamos,pois,de fazer a oração:"Sonda-me,ó Deus,e conhece o meu coraão:prova-me e conhece o meus pensamentos"(salmo 139.23),para que mediante a resposta de Deusa tal oração sincera posamos ter um conhecimento verdadeiro de nós mesmos!Ora,tal resposta poderá significar termos de expermentar a divisão do espírito e da alma,pois a raiz de todos os pecados é a vida decaída do homem.