sábado, 12 de setembro de 2009

Renascimento: Batismo no Espírito Santo

Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" Mateus 3.11 e Lucas 3.16

O Batismo no Espírito Santo é uma experiência sobrenatural , uma obra da Graça Divina. Para entender um pouco mais sobre o batismo no Espírito Santo, o Portal Melodia entrevistou o Pastor Pedro Paulo Ferreira Mattos da Igreja do Nazareno no Rio de Janeiro.

Portal Melodia – O que é batismo no Espírito Santo em sua opinião?

Pastor Pedro Paulo – Em minha opinião e de acordo com alguns ensinamentos do qual denominação eu sirvo o batismo com Espírito Santo é uma segunda obra da graça. Nós cremos que a primeira obra da graça é a conversão, quando a pessoa tem seus pecados perdoados e se transformam em nova criatura e nesse momento ela é adotada por Deus como filho, ela deixa de ser criatura e passa a ser filho Deus conforme João 1:12 : “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”. Após esta experiência da salvação haverá a experiência do Batismo com Espírito Santo que é quando arrancado do coração do ser humano a raiz do pecado original. Agora a pessoa não tem mais e não vive mais continuamente inclinada a prática do pecado. Agora tem a capacidade de tomar as decisões e perder o domínio do pecado. A finalidade do batismo no Espírito Santo é o revestimento especial sobre o cristão para que ele tenha capacidade de vencer a humanidade e a carnalidade.

Portal Melodia – Por que algumas igrejas não acreditam no batismo do Espírito Santo?

Pastor Pedro Paulo – Algumas até acreditam no batismo do Espírito Santo como sendo uma coisa só no processo da salvação, outras não acreditam. Mas biblicamente vemos isto. Os discípulos sendo batizados, passando pela primeira obra. O próprio Jesus foi batizado e não precisava, mas para dar exemplo, ele foi batizado. Logo em seguida, ele foi batizado com o Espírito Santo. Todos discípulos foram batizados com Espírito Santo no pentecoste, depois disto cada um que teve sua experiência com Deus receberam este selo, esta unção especial.

Portal Melodia – O batismo depende do esforço e do mérito humano? Depende da vontade do pastor?

Pastor Pedro Paulo – Não. O Batismo é uma dádiva de Deus. O ser humano evidentemente precisa estar em processo de comunhão com Deus. Deus não vai batizar ninguém com Espírito Santo que esteja vivendo no pecado ou que não queira. Então é necessário que se peça e queira, que se busque o batismo no Espírito Santo, mas não depende do esforço pessoal e muito menos da vontade do pastor. Vemos às vezes o pastor dizendo: Vem hoje que você vai receber o Espírito Santo. O Espírito Santo não é empregado de ninguém. É uma obra DELE que será feita no momento oportuno.

Portal Melodia – O batismo com o Espírito Santo pode ser oferecido a alguém?

Pastor Pedro Paulo – Não. Creio que pode ser pregado como uma possibilidade, não só para a pessoa receber a salvação, mas receber este revestimento do batismo com Espírito Santo para que tenha capacidade de resistir as tentações, porque viver no mundo é muito difícil. Humanamente ela não vai conseguir vencer. Então é necessário que seja pregado e oferecido neste sentido: Você precisa ter muita comunhão com Deus, buscar Deus e pedir a ele este revestimento.

Portal Melodia – Você concorda com o batismo de crianças?

Pastor Pedro Paulo – O batismo está ligado ao arrependimento e a decisão que uma pessoa faz, e assim ela está mostrando que agora é uma nova criatura. Diante disso, uma criança não teria capacidade de decidir. Uma criança de 10 meses, 1 ano ou 5 anos não tem capacidade de discernimento do que é religião ou o que é buscar Deus. A igreja do Nazareno não batiza crianças por causa disto. Pode ser que com 8 ou 10 anos, ela já tenha este discernimento. É importante a pessoa ter o discernimento do que está fazendo.

Portal Melodia – Existem regras, sistemas ou atitudes, para atrair dons e batismo com o Espírito Santo?

Pastor Pedro Paulo – Eu creio que é uma busca e um desejo pessoal de ter isto. Desde o momento que se lê a bíblia, ouve a pregação e se tem uma vida cristã, vai ser impossível a pessoa não se interessar por este tema, porque haverá momentos na vida como aflições, tentações que a pessoa vai se sentir muito pequena e impotente diante dos obstáculos. Neste momento, a pessoa vai sentir a necessidade de ter algo extraordinário, sobrenatural. Não é apenas o batismo nas águas que é um sacramento, mas ela vai quer algo sobrenatural. O cristão precisa experimentar o sobrenatural de Deus.

Portal Melodia – Como o cristão pode experimentar o sobrenatural de Deus?

Pastor Pedro Paulo – Só através do Espírito Santo, que é o agente de Deus na igreja, que provê esta experiência sobrenatural e extraordinária. O Espírito Santo está em todos os lugares, mas a experiência sobrenatural é necessária que se busque, se peça e se santifique. ELE não vai se manifestar no seu poder onde não se busca e as pessoas estão vivendo em pecado. Devemos ter consciência que precisamos da vida de santidade.

Portal Melodia – Como deve ser a pregação do pastor sobre o batismo?


Pastor Pedro Paulo – Depende da doutrina. No nosso caso, todo pastor vai pregar sobre as duas obras de graça, a necessidade do batismo de arrependimento, como era feito por João Batista. Como diz na Bíblia : E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura (Marcos 16:15). E também a segunda obra da graça que é o revestimento, que é a unção que nos capacita a olharmos as coisas do mundo e não nos envolvermos com elas. Você andar no meio do mundo. Jesus disse: Pai, não peço que os tire do mundo, que os livre do mal. Eu ando no meio das pessoas e do pecado, mas não me contamino. Humanamente isto é possível? Não. Em um dia, um mês ou um ano a pessoa vai acabar se envolvendo. Ela precisa ter o revestimento do Espírito Santo para vencer. Para refletir ... O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida. Jó 33:4 Portal Melodia Jornalistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Os que servem um São os que não invejam, os que não inflamam, os que não conspiram, os que sublevam não, os que desalentam não, os que não emudecem, OS QUE NÃO acobardam se, mas resistem, mas ensinam, mas esforçam, mas pacificam, mas discutem, mas praticam a justiça, a admiração, o entusiasmo.

Mensageiro da Cruz

Mensageiro da Cruz!

Mensageiro da Cruz!

Powered By Blogger

Geraldo Santos

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Da água e do Espirito e nascer de novo!

Da água e do Espirito e nascer de novo!

Mensagem da Cruz


Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a
tua casa". (At 16:31),No conselho da vontade de
Deus,a cruz ocupa o centro.Isto porque somente
por meio da cruz pode realizar-se o proposito
eterno de Deus referente a seu Filho e à
igreja."porque decidi nada saber entre vós,senão
a Jesus Cristo,e este crusificado",declartou o
apóstolo Paulo(1 aos Coríntios 2.2).Cristo veio a
nós pelo o caminho da cruz e somente desda
forma o conhecemos.A menos que aceitamos a
cruz objetivamente,a obra consumada por Cristo
no Calvário e subjetivamente,a operação do
Espírito Santo em nós,não temos mensagem para
entregar ao mundo e não somos dignos de ser
seus mensageiros. Para que Cristo seja tudo em todos,o unico meio
eficaz é a cruz.Como necessitamos,pois,de fazer
a oração:"Sonda-me,ó Deus,e conhece o meu
coração:prova-me e conhece o meus
pensamentos"(salmo 139.23),para que mediante a
resposta de Deusa tal oração sincera posamos ter
um conhecimento verdadeiro de nós
mesmos!Ora,tal resposta poderá significar termos
de expermentar a divisão do espírito e da
alma,pois a raiz de todos os pecados é a vida
decaída do homem.Depois de lidamos com o
ego,então podemos ser verdadeiros
MENSAGEIROS DA CRUZ.
Que Deus levante muitos MENSAGEIROS DA
CRUZ,nos dias de hoje.

Dc. Geraldo Santos!
Mensageiro da Cruz..
Powered By Blogger

Mensageiro da Cruz

Mensageiro da Cruz

Minha foto
Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa". (At 16:31),No conselho da vontade de Deus,a cruz ocupa o centro.Isto porque somente por meio da cruz pode realizar-se o proposito eterno de Deus referente a seu Filho e à igreja."porque decidi nada saber entre vós,senão a Jesus Cristo,e este crusificado",declartou o apóstolo Paulo(1 aos Coríntios 2.2).Cristo veio a nós pelo o caminho da cruz e somente desda forma o conhecemos.A menos que aceitamos a cruz objetivamente,a obra consumada por Cristo no Calvário e subjetivamente,a operação do Espírito Santo em nós,não temos mensagem para entregar ao mundo e não somos dignos de ser seus mensageiros. Para que Cristo seja tudo em todos,o unico meio eficaz é a cruz.Como necessitamos,pois,de fazer a oração:"Sonda-me,ó Deus,e conhece o meu coraão:prova-me e conhece o meus pensamentos"(salmo 139.23),para que mediante a resposta de Deusa tal oração sincera posamos ter um conhecimento verdadeiro de nós mesmos!Ora,tal resposta poderá significar termos de expermentar a divisão do espírito e da alma,pois a raiz de todos os pecados é a vida decaída do homem.